A Insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica na qual o coração é incapaz de bombear sangue de forma a atender às necessidades metabólicas tissulares, ou pode fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento.
Tal síndrome pode ser causada tanto por alterações estruturais como por alterações funcionais cardíacas e caracteriza-se por sinais e sintomas secundários a anormalidades na função sistólica, na função diastólica ou em ambas.
O diagnóstico e tratamento ambulatorial da IC aguda pode ser consultado em um tópico específico do Guia Rápido – Insuficiência cardíaca aguda: identificação e manejo na emergência.
Etiologias
Existem várias causas possíveis, como hipertensão arterial, doença arterial coronariana ou diabetes. A maioria das doenças que levam à IC caracterizam-se pela presença de baixo débito cardíaco em repouso ou durante realização de alguma atividade (IC de baixo débito); algumas situações clínicas, como tireotoxicose e anemia, podem levar a IC de alto débito. Na tabela 1 estão descritas as principais etiologias.