Tópicos

Abordagem inicial ao paciente com poliartralgia

Introdução

Definição

Artralgia, definida como presença de dor articular, é um achado frequente em adultos, cujas causas são extremamente variadas, sendo o termo poliartralgia usado na prática clínica para se referir à presença de dor em 4 ou mais articulações. A presença de sinais inflamatórios (calor, edema articular ou rubor) indicam um quadro de artrite. Essa diferenciação é determinante na construção do raciocínio diagnóstico (Figura 1).

Avaliação inicial das poliatralgias
Figura 1. Avaliação inicial das poliatralgias

Etiologias

As poliartralgias podem ser uma manifestação de desgaste mecânico articular ou de estruturas adjacentes (como as bursas e tendões), distúrbios metabólicos ou representar a somatização de doenças psiquiátricas, e podem acometer tanto articulações periféricas como axiais. Já as poliartrites tem como causas principais as doenças virais (infecções por parvovírus B19 e as arboviroses) e as doenças reumatológicas sistêmicas.

Avaliação inicial

Anamnese

Uma anamnese bem feita é determinante para conduzir adequadamente um quadro de poliartralgia. Caracterizar de maneira adequada os sintomas relacionados é de fundamental importância para o diagnóstico (Tabela 1). Além disso, é importante buscar evidências de acometimento extra-articular, pesquisando de maneira ativa sintomas como febre, rash, úlceras orais e alterações oculares, que podem sugerir etiologias sistêmicas.

Este conteúdo está disponível apenas para membros assinantes do Acesso Premium e Acesso Gratuito. Para ter acesso:

Assine agora!
Already a member? Fazer Login